14. junho 2019

Sua empresa está preparada para atender o consumidor 4.0?

Sua empresa está preparada para atender o consumidor 4.0?

O surgimento de conceitos como indústria 4.0, logística 4.0 e consumidor 4.0 deve-se às transformações recentes na forma como nos comunicamos, consumimos, produzimos e vendemos. Tais mudanças estão relacionadas a avanços tecnológicos, popularização da internet e hiperconectividade.

A facilidade e a agilidade em adquirir informação fazem com que o consumidor atual se torne o protagonista de toda a relação de compra. Com inúmeras avaliações, comparações e ofertas disponíveis online, seu poder de decisão é elevado, assim como suas expectativas. Neste cenário, as empresas precisam se adaptar para atender a clientes empoderados e exigentes.

A automatização de processos, o gerenciamento inteligente de dados e o controle rígido de todas as etapas contribui para o desenvolvimento de um negócio pautado em perspectivas concretas de vendas e na qualidade de atendimento ao cliente.

O que o consumidor 4.0 busca?

Sua empresa está preparada para o consumidor 4.0 - Portal IC

Atualizado, em busca constante por novas opções no mercado e disposto a compartilhar vivências com toda a sua rede de contatos, o consumidor 4.0 espera muito mais de uma empresa do que um produto ou serviço de qualidade. Ele quer uma experiência única.

Entre as características mais valorizadas pelos consumidores atuais, podemos citar:

Personalização

É importante oferecer detalhes que mostram que a empresa valoriza o relacionamento construído com o cliente e que se esforça para que ele se sinta especial.

É válido pensar em alternativas que viabilizem a customização do produto, mas, se isso não for possível, mensagens personalizadas na embalagem da entrega ou até mesmo o atendimento baseado no histórico do cliente – para que ele não tenha que repetir seu problema ou solicitação – ajudam a expressar dedicação.

Agilidade

Por estar conectado a todo o momento, o consumidor 4.0 sente a necessidade de resolver os seus problemas de imediato. Caso não seja possível oferecer um atendimento 24 horas, é fundamental garantir que todas as informações relevantes sobre a marca estejam disponíveis e sejam facilmente encontradas.

Além da comunicação, deve-se cumprir os prazos de entrega dos produtos, se possível com antecedência. Atrasos costumam ser um dos motivos mais comuns de frustração, fazendo com que o cliente não volte a comprar da sua empresa e, em alguns casos, influencie outras pessoas a fazerem o mesmo.

Presença omnichannel

Para o novo consumidor, não existem limites entre ambiente online ou offline. Ser multicanal, ou seja, oferecer diversas vias de compra ou comunicação, é acompanhar seu cliente onde quer que ele esteja, em diferentes plataformas ao mesmo tempo.

Assim, a empresa torna a comunicação natural, permitindo que o consumidor escolha a forma mais conveniente de entrar em contato. Vale lembrar que não basta estar presente em variados canais, é preciso interagir apropriadamente em cada um deles.

Como se preparar para atender o consumidor 4.0?

Prepare sua empresa para atender o consumidor 4.0 - Portal IC

Com base nos fatores almejados pelo consumidor em uma relação comercial, as empresas que buscam destaque no acirrado mercado moderno precisam encontrar soluções para oferecer uma experiência suficientemente positiva a ponto de fidelizar e transformar o cliente em defensor da marca.

Os pontos de melhoria nos processos da cadeia de suprimentos variam de acordo com o segmento de atuação da organização e o nicho que ela pretende atingir, porém, de maneira geral, algumas dicas são importantes:

Invista em tecnologia e automação

Assim como a tecnologia está mudando o comportamento de compra, ela também é importante aliada no aperfeiçoamento da cadeia logística. A automação de processos e a precisão na coleta e análise de dados são a base para uma performance excepcional.

Portanto, invista em ferramentas que possam otimizar o tempo e o trabalho da equipe, utilizando a inteligência artificial e a Internet das Coisas, por exemplo, para aperfeiçoar as etapas de coleta, transporte, armazenagem e entrega.  

Compreenda os princípios do consumidor

Além das necessidades e dados demográficos, é fundamental entender os valores do público que a empresa se propõe a atender. As pessoas deixaram de consumir apenas um produto ou serviço, e estão cada vez mais buscando marcas que compartilham dos mesmos princípios que os seus.

Para dialogar com as convicções do consumidor 4.0, é preciso construir um relacionamento transparente e honesto. Conceitos que estão sendo muito valorizados atualmente são sustentabilidade e engajamento social, porém, pregar apoio a essas causas em campanhas de marketing e não agir para promover mudanças resultará em frustração.

Crie canais de comunicação direta

Estimular a interação entre a empresa e seus clientes é uma maneira efetiva de aproximar as pessoas da marca e facilitar a troca de informações. Os dados coletados por meio das redes sociais, por exemplo, podem até mesmo compor a base de dados utilizada no desenvolvimento de estratégias operacionais e de marketing.

Para que a comunicação online seja efetiva, é fundamental utilizar uma linguagem objetiva e adequada ao perfil de público que a empresa busca atingir. Além disso, certifique-se de que todas as mensagens recebem a atenção adequada e procure oferecer respostas instantâneas.

Utilize estímulos de fidelização

Promoções, brindes, amostras e frete grátis são algumas das táticas mais utilizadas para incentivar o consumo. Quando direcionadas para um grupo seleto de pessoas, como clientes que gastaram um valor mínimo, reforçam a ideia de exclusividade.

Por contribuírem para uma experiência satisfatória, estes estímulos podem fazer com que o consumidor se torne um promotor da marca, divulgando os benefícios da compra e trazendo novos compradores.

Surpreenda

A internet quebrou barreiras geográficas, permitindo que qualquer pessoa tenha acesso a informações de empresas do mundo todo. Com isso, não são necessárias falhas para que o consumidor opte por comprar do concorrente, basta que sua experiência não seja memorável e encantadora.

Pense em maneiras de superar as expectativas. Seja na excelência do produto oferecido, na personalização do atendimento, no cumprimento dos prazos, nos detalhes da embalagem ou, ainda melhor, no conjunto desses fatores, faça com que o comprador se sinta único.

Leia também: Como aumentar a eficiência da logística de distribuição da sua empresa

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