03. setembro 2018

Supply chain: o que é e qual sua importância

Supply chain: o que é e qual sua importância

Entre a compra da matéria-prima pelo fabricante e a comercialização de um produto no ponto de venda existem diversos processos e empresas envolvidas. Cada uma delas exerce papel fundamental para que a mercadoria chegue em perfeitas condições, quantidades adequadas e dentro do prazo ao consumidor.

Sabemos que qualquer falha na entrega pode resultar na perda de um cliente, e em um cenário onde a concorrência está cada vez mais acirrada e o consumidor já não é mais fiel a apenas uma marca, as empresas não devem medir esforços para garantir a melhor experiência de compra.

Neste sentido, a supply chain, ou “cadeia de suprimentos”, em português, se faz muito importante ao buscar a integração efetiva entre todas as partes envolvidas em prol da satisfação do consumidor. Conheça mais sobre a relevância da supply chain para o sucesso de um negócio.

O que é supply chain?

Supply chain - Portal IC

A proposta da cadeia de suprimentos é conectar várias empresas que atuam desde a fabricação até a entrega do produto, para que o cliente seja atendido da melhor maneira possível em suas necessidades e expectativas.

A satisfação do consumidor final deve ser um objetivo comum, atingido por meio de integração de processos, otimização das estratégias de trabalho, melhoria do atendimento ao cliente e, como consequência, aumento da competitividade. A base deste tipo de planejamento é a perspectiva do processo como um todo, tendo uma visão clara de como cada uma das etapas se relaciona entre si.

As empresas operantes passam a interagir como um grupo e não mais como negócios isolados. Desta forma, amplia-se a força de todos os componentes e, como resultado, processos são aprimorados e maior competitividade é adquirida.

Cadeia de suprimento X Logística

Supply chain o que é - Portal IC

Por se tratarem de conceitos relacionados, é comum a utilização dos termos “cadeia de suprimentos” e “logística” como sinônimos. Porém, há uma simples diferenciação.

De forma sucinta, a logística é responsável por todas as atividades relacionadas ao transporte dos produtos, como: análise estratégica para determinar a movimentação mais ágil e adequada para cada tipo de mercadoria, aplicação de tecnologias para rastreio, alocação do armazém, administração dos níveis de estoque, gestão de riscos, controle de cargas e descargas e ainda a documentação ligada a esses processos.

Já a cadeia de suprimentos é um conceito mais amplo que planeja o fluxo do produto e sua conexão com os fabricantes, fornecedores, varejistas, centros de distribuição, armazéns, transportadoras e cliente.

Entende-se, portanto, que a logística tem função primordial dentro da supply chain, já que a movimentação dos itens influencia diretamente no resultado entregue ao cliente.

Leia também: Conheça o indicador OSA, responsável por equilibrar os níveis de estoque

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário