14. dezembro 2018

Tendências do setor de logística para o próximo ano

Tendências do setor de logística para o próximo ano

Acompanhar as tendências do mercado é uma obrigatoriedade de empresas que almejam destaque. Não basta fabricar um produto de qualidade e entregá-lo corretamente, é preciso ir além: encantar, superar expectativas, propor soluções inovadoras que agreguem valor à marca. Cada atuante da cadeia de suprimentos exerce papel fundamental na entrega de um resultado que conquiste e fidelize o consumidor.

A digitalização dos processos de compra está transformando comportamentos e, assim, ditando novas necessidades. Organizações que não se adaptam a esta demanda são substituídas tanto pelo cliente quanto por parceiros e colaboradores que buscam uma relação de desenvolvimento e inovação. Confira algumas tendências do setor de logística para o próximo ano.

Inovações tecnológicas

Tendências do setor de logística - Portal IC

Integrada ao cotidiano, a tecnologia trouxe principalmente agilidade e precisão para o setor logístico. Desde a comunicação entre os agentes da supply chain até a distribuição de mercadorias para o consumidor final, todos os processos ganharam velocidade e maior controle, otimizando as atividades e permitindo a entrega de um resultado melhor.

Impressão 3D, drones, Internet das Coisas e inteligência artificial são exemplos de ferramentas que vêm revolucionando a logística e tendem a conquistar um espaço ainda maior no próximo ano, proporcionando economia e alto desempenho. A tecnologia interfere ainda na qualificação da mão de obra, visto que facilita a execução de tarefas altamente repetitivas e de intensidade física, permitindo que as pessoas foquem em atividades que exigem gerenciamento e análise. Para atrair e manter novos talentos, será fundamental a digitalização da rotina profissional.

Transporte compartilhado

Aplicativos de transporte têm transformado a forma com que pessoas se locomovem. O mesmo vem acontecendo com o compartilhamento de rotas na entrega de materiais e mercadorias no setor logístico. Este hábito evita que caminhões circulem vazios, otimiza as rotas e agiliza o processo de distribuição.

Cliente em primeiro lugar

Toda a tecnologia surge como forma de solucionar um problema das pessoas. Quanto maior o acesso a inovações tecnológicas, mais exigente o público será com as empresas que se relaciona. Com isso, serão necessárias adaptações de embalagens, armazenamento e entrega de produtos que se sejam capazes de suprir as novas demandas criadas por um consumidor mais bem informado que valoriza itens como saúde, bem-estar e tempo de qualidade.

Sustentabilidade

Tendências do setor de logística para 2019 - Portal IC

A preservação do meio ambiente é responsabilidade de todos. Acordos para a redução dos impactos negativos à natureza estão sendo firmados por governos e o empreendedorismo sustentável tem demonstrado que é possível promover a qualidade de vida do coletivo sem comprometer a lucratividade.

O compartilhamento de rotas de transporte, a modernização de processos, a escolha por um ambiente sustentável e a realização de práticas que incentivam a responsabilidade social são exemplos de atitudes corporativas que fazem a diferença.

Leia também: Dificuldade para lidar com críticas no trabalho? Veja com utilizá-las para crescer

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário