20. junho 2018

Vantagens da descentralização das operações logísticas

Vantagens da descentralização das operações logísticas

A tomada de decisões que envolvem o futuro do negócio é algo corriqueiro para o gestor de logística, que precisa ficar atento à melhor estratégia e adaptá-la de acordo com o desenvolvimento e mudanças na empresa. A descentralização das operações logísticas e operacionais é uma dessas escolhas.

Deixar de concentrar o estoque na matriz ou em apenas uma filial para então criar um centro de distribuição (CD) que abastece diversas unidades é uma alternativa que tem sido adotada por muitos grandes negócios e que pode trazer inúmeros benefícios para a empresa. Nesse sentido, escolher um galpão em condomínio industrial é a melhor escolha, visto que oferece ótima localização, infraestrutura de qualidade e economia.

Hoje, listamos as 4 principais vantagens e os motivos pelos quais a descentralização de operações logísticas tem sido tão popular. Confira!

Organização

Com um espaço próprio para trabalhar, a equipe de logística consegue monitorar com mais facilidade as questões relacionadas ao estoque e distribuição e exercer sua função com eficácia.

Quando uma empresa conta com mais de uma unidade, a descentralização é a solução para os problemas de gestão de cada uma delas. Ao estabelecer um centro de distribuição responsável por controlar a operação em geral, é possível dividir as demais funções e, dessa forma, organizar o processo logístico. O CD faz as negociações com fornecedores e acompanha os níveis de estoque, entre outras funções, enquanto as unidades encarregam-se da monitoração de vendas, quantidade de itens disponíveis e a necessidade de repor os produtos.

Localização privilegiada

Vantagens da descentralização das operações logísticas - Portal do Porto - Portal IC

Transporte e armazenagem são alguns dos maiores desafios enfrentados durante a operação logística. Por isso, um centro de distribuição localizado próximo de grandes clientes, principais rodovias e portos auxilia muito no andamento do processo.

Ao alugar um galpão industrial em parque logístico, por exemplo, você garante uma localização estratégica que possibilitará que o escoamento de mercadorias seja realizado sem problemas, diminuindo custos.

Agilidade na entrega

Até pouco tempo, a maioria das entregas era realizada saindo de grandes polos, como São Paulo e Rio de Janeiro. Isso dificultava e atrasava o atendimento para mercados nas regiões Sul e Nordeste, por exemplo, que estão em constante crescimento.

Ao descentralizar os locais de escoamento e posicioná-los em áreas de fácil escoamento, a empresa consegue garantir velocidade e qualidade nas entregas.

Redução de custos

Vantagens da descentralização das operações logísticas - Economia - Portal IC

A economia é o resultado que se espera de qualquer tomada de decisão logística, não é mesmo? Instalando um centro de distribuição em um condomínio industrial, a retenção de custos é, em parte, consequência de todos os benefícios citados anteriormente: organização, localização ideal e velocidade de entrega.

O risco de perda e desperdícios é menor, uma vez que cada unidade fará a gestão de um estoque mínimo, de acordo com sua demanda, que é abastecido pelo centro de distribuição. Em adição, CDs instalados em regiões fora dos grandes polos oferecem mão de obra qualificada por valores menores e, muitas vezes, contam com uma posição logística que favorece a redução de despesas, como é o caso de Curitiba e sua região metropolitana.

Evitam-se ainda gastos e preocupação com a manutenção do espaço, segurança, modernização de infraestrutura e limpeza, que ficam sob responsabilidade do parque industrial.

A descentralização das operações logísticas tem muito a agregar para empresas de diversos portes e, com certeza, é uma tendência em ascensão.

Leia também: Galpão industrial para empresas: comprar, construir ou alugar?

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário