03. janeiro 2019

4 dicas para melhorar a resiliência no trabalho

4 dicas para melhorar a resiliência no trabalho

Resiliência é a capacidade que algo tem de retornar ao seu estado original após um esforço, ou a qualidade de alguém de adaptar-se a mudanças. Neste contexto, a resiliência dos profissionais é testada a todo momento frente a situações estressantes, redução da equipe, competitividade, lideranças ineficientes, pressão, etc. Mas é ela a responsável por estabelecer um equilíbrio. Por isso, veja quatro dicas para melhorar a resiliência no trabalho

1. Questione o problema

Em situações de nervosismo, é muito comum ficar preso a uma única visão sobre o problema. Portanto, faça o exercício de questionar-se para encontrar soluções. Você pode fazer perguntas básicas como:

  • O que eu posso consertar agora?
  • Quanto tempo isso vai durar?
  • Qual parte deve ser controlada primeiro?
  • O que eu consigo fazer sozinho?
  • O que posso fazer para amenizar a situação?
  • Esse é o meu maior problema?

2. Escute seu corpo

Como melhorar a resiliência no trabalho - Portal IC

Saber identificar os sinais do próprio corpo é uma capacidade essencial que precisa ser treinada diariamente para canalizar o estresse e, consequentemente, tomar atitudes melhores. Durante o trabalho, você precisa saber o momento certo de deixar o ambiente por alguns minutos para lavar o rosto, tomar um café, esticar as pernas e respirar lento e profundamente.

3. Fique atento às oportunidades

Enxergar oportunidades em meio às adversidades é desafiador no início, mas também é um hábito que pode ser estimulado. O primeiro passo é não abalar-se em uma situação de estresse. O próximo é pensar em mais de uma solução para cada problema, para então tomar decisões mais sábias.

4. Pratique o bom humor

4 dicas para melhorar a resiliência no trabalho - Portal IC

O bom humor é contagiante. Por isso, mesmo que o clima em um determinado dia não esteja dos melhores, dê o exemplo. Além de tornar o ambiente mais leve, otimismo e empatia são estimulantes cerebrais. Ainda, pessoas que riem de si mesmas têm mais capacidade de resolver problemas, que é o foco da resiliência.

Leia também: Mindfulness: técnica para uma rotina mais produtiva

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário