17. abril 2019

A importância dos hobbies para a produtividade profissional

A importância dos hobbies para a produtividade profissional

Levar trabalho para casa é uma realidade para muitas pessoas, principalmente em tempos de rotinas atribuladas e prazos apertados. Mas não reservar algumas horas para relaxar e desligar a mente das tarefas profissionais pode ser prejudicial para a carreira, aumentando os níveis de estresse. Para ter mais produtividade no trabalho, adotar um ou mais hobbies é fundamental.

Esta importância é corroborada por uma pesquisa realizada pela Universidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Ao analisar um grupo de 350 profissionais, ficou comprovado que aqueles que se envolvem com um hobby criativo têm desempenho 30% superior no trabalho, são mais criativos e se mostram mais dispostos a colaborar com os colegas.

Muito mais do que fontes de prazer e relaxamento, os hobbies exercem impacto sobre as funções cerebrais, favorecendo a produtividade, afinal, uma mente ativa é mais saudável, garantindo maiores níveis de concentração, memória e capacidade de raciocínio. 

Há algumas indicações de hobbies para quem deseja se distrair e ao mesmo tempo produzir mais no trabalho. Mas vale ressaltar que essas atividades devem estar diretamente ligadas à sua felicidade e ao seu bem-estar, caso contrário, serão mais uma tarefa extracurricular, tornando-se fonte de preocupações, e não trarão os efeitos positivos que um hobby é capaz de proporcionar.

Exercitar-se

A importância dos hobbies para a produtividade - Portal IC

É uma boa ideia praticar alguma atividade física antes do expediente ou até mesmo trocar o carro pela bicicleta ou pela caminhada para chegar ao trabalho. Isso porque durante os exercícios o corpo libera endorfina, que provoca a sensação de bem-estar e favorece as conexões entre os neurônios, estimulando o raciocínio, a lógica e a concentração durante o dia.

Aprender a tocar um instrumento

Uma pesquisa do Journal of Neuroscience mostrou que o treinamento musical ajuda a aumentar o corpo caloso do cérebro, impulsionando a memória e a capacidade de resolver problemas. Além disso, dominar um instrumento musical requer dedicação e treinamento, aprimorando a coordenação motora e a concentração.

Aprender um novo idioma

Estudos indicam que pessoas bilíngues têm mais facilidade para resolver problemas em relação àqueles que dominam um único idioma. Aprender uma segunda língua também ajuda a aumentar o córtex cerebral, responsável por controlar desde a memória até a capacidade de planejamento.

Jogar xadrez

A importância dos hobbies para a produtividade no trabalho - Portal IC

O mais tradicional jogo de tabuleiro ajuda a desenvolver a memória e a criatividade. Além disso, permite analisar o comportamento das outras pessoas e pode contribuir até mesmo para prever as estratégias da concorrência.

Jogar videogame

Especialmente os jogos de estratégia em tempo real e os games de ação podem ser muito benéficos para a produtividade, pois melhoram a capacidade de tomada de decisões.

Ler

Além de melhorar o vocabulário e aumentar o repertório de uma pessoa, a leitura também contribui para o foco e a concentração.

Leia também: 5 podcasts para aprimorar a habilidade de liderança

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário