20. agosto 2019

Como conquistar a confiança da sua equipe?

Como conquistar a confiança da sua equipe?

Um dos segredos para o sucesso de uma empresa é a confiança da sua equipe. Esse tema, inclusive, é um grande desafio para líderes, gestores e, até mesmo, para o setor de Recursos Humanos. Por isso, é imprescindível estar atento a pequenas atitudes que podem fazer a diferença na rotina da instituição. A seguir, confira 5 dicas do especialista em negócios Paulo Saphi para motivar sua equipe a ser mais confiante.

Seja impecável com a sua palavra

De acordo com Saphi, este é o compromisso mais importante de um gestor: “Nunca prometa nada que não possa cumprir, o acordo quebrado destrói a confiança dos funcionários em relação a você e abala a sua liderança”. O especialista explica que uma vez que isso acontece, é muito difícil recuperar o que foi perdido.

Seja transparente

Não é preciso revelar dados estratégicos ou confidenciais da empresa, mas é importante que o relacionamento com os colaboradores seja sempre claro, direto e sincero. “Eles precisam estar cientes da situação da empresa e, principalmente, do potencial de crescimento que podem alcançar”, afirma.

Crie relacionamento

“O gestor não precisa estabelecer uma amizade, nem recomendo que isto aconteça”, defende Saphi. Para ele, isso pode afetar a qualidade das decisões. “Contudo, quando você mostra ao funcionário que não é só a produtividade que importa, que o bem-estar dele também é essencial, automaticamente você abre espaço para uma grande relação de confiança”, completa o especialista.

Invista em motivadores

Cada funcionário possui um motivador. O de alguns pode ser o dinheiro, o de outros o reconhecimento. Descubra-o e invista nisso. De acordo com Saphi, nem sempre é possível reconhecer o trabalho de um colaborador com promoção de cargo, aumento salarial ou palavras bonitas. Ele afirma que uma boa dica é presentear este funcionário com um curso ou um bom livro para o seu crescimento profissional. “Isso mostra que você se importa com ele e, consequentemente, ele se sente valorizado”, elucida.

Seja o líder e não o chefe

Há uma diferença entre liderança e chefia, entre receber uma ordem e ser encorajado, e os funcionários reconhecem isso. O líder incentiva os colaboradores a darem o seu melhor, o chefe apenas passa comandos. Saphi conta que o incentivo faz com que os funcionários associem o sucesso da empresa ao seu próprio sucesso, o que gera mais confiança e cria senso de autorresponsabilidade.

Leia também: Dicas para liderar uma equipe multigeracional

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário