23. Abril 2019

Como utilizar a comunicação não verbal de forma positiva no ambiente de trabalho

Como utilizar a comunicação não verbal de forma positiva no ambiente de trabalho

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia (UCLA) indica que apenas 7% da comunicação é baseada nas palavras que dizemos: 38% vem do tom de voz e 55% da linguagem corporal. Desta forma, não é exagero afirmar que o corpo fala. Em um ambiente de trabalho, os gestos, a postura e o olhar podem impactar no relacionamento com a equipe, parceiros e clientes e até mesmo exercer influência sobre os outros de maneira decisiva. Confira abaixo como é possível usar a comunicação não verbal a seu favor.

Aperto de mão

Como utilizar a comunicação não verbal de forma positiva - Portal IC

Ele está presente desde o momento em que nos cumprimentamos até o fechamento de um contrato, daí a importância de transmitir confiança e competência através deste gesto. Para isso acontecer, é importante que o aperto de mão seja firme e forte. Também é indicado olhar diretamente nos olhos da outra pessoa e sorrir.

Voz

Para demonstrar que você entende do que está falando, mantenha a voz firme, em um ritmo regular, e controle a respiração, afinal, os sons são emitidos pela passagem do ar através da laringe. Preste atenção ainda ao volume: falar muito alto pode indicar egoísmo e falta de paciência, já quem fala baixo tende a indicar inexperiência e repressão.

Contato visual

Quando estiver falando para um grupo de pessoas, evite manter contato visual com apenas uma delas, para não demonstrar desinteresse.

Postura

Como utilizar a comunicação não verbal de forma positiva no ambiente profissional - Portal IC

Quem fica curvado pode passar a impressão de submissão. Para transmitir segurança e um ar de autoridade, mantenha o corpo ereto e olhe nos olhos das outras pessoas com quem você conversa.

Inclinação da cabeça

Inclinar a cabeça de vez em quando pode ser positivo, pois deixa claro que você se importa com o que os outros estão dizendo. Evite apenas repetir este gesto constantemente, sugerindo também submissão.

Palma das mãos

Durante uma conversa, mostrar as palmas das mãos de forma espontânea indica que você está aberto a sugestões.

Manias e cacoetes

Como utilizar a comunicação não verbal de forma positiva no trabalho - Portal IC

Quando estão nervosas, algumas pessoas tendem a adotar alguns hábitos como roer as unhas ou rabiscar um papel repetidamente. Procure concentrar-se, pois estas manias, além de inconvenientes, podem sugerir imaturidade e insegurança.

Leia também: Desenvolva sua inteligência emocional no ambiente profissional

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário