21. janeiro 2019

Dicas para aprimorar seu networking

Dicas para aprimorar seu networking

Seja qual for a sua profissão, uma rede de contatos bem nutrida pode significar preciosas oportunidades de crescimento. Porém, não basta criar relacionamentos profissionais de qualidade, é preciso trabalhar para fortalecê-los, afinal, um bom networking exige dedicação.

A escolha das pessoas que fazem parte do seu networking é baseada em interesses em comum, visando a construção de parcerias, a troca de informações e experiências, a inspiração para novos projetos e até mesmo o desenvolvimento de habilidades. Para cultivar esta conexão de maneira a gerar bons frutos, trazemos algumas dicas. Confira:

Reconheça a importância do networking

Não é tarefa fácil, mas o primeiro passo para construir uma sólida rede de contatos é reconhecer que, de fato, ela tem muito a agregar em sua carreira e pode abrir portas para o sucesso. Por falta de tempo, indisposição ou timidez, muitas pessoas acabam deixando o networking de lado, mas compreender a relevância de uma lista qualificada de contatos é um excelente incentivo para aperfeiçoá-la.

Drible a timidez

Dicas para aprimorar seu networking - Portal IC

O networking é um desafio ainda maior para pessoas tímidas. A vergonha de abordar alguém desconhecido ou de pedir uma informação a um colega com o qual não se tem muita intimidade costuma ser um empecilho para o crescimento profissional.

Uma dica é procurar o momento menos constrangedor para interagir. Por exemplo, chegando cedo em uma palestra, o ambiente está mais calmo e propício para uma aproximação natural.

Busque o autoconhecimento

Ter consciência de seus pontos fortes auxilia no momento de apresentar-se para outras pessoas, mostrando como você pode contribuir para a carreira do outro e transmitindo uma imagem interessante. Por outro lado, ao reconhecer os pontos fracos é possível buscar fontes de conhecimento que ajudem a minimizá-los.

Não faça das redes sociais sua única forma de contato

A internet é, certamente, uma incrível ferramenta de comunicação. As redes sociais aproximam pessoas, excluindo barreiras geográficas e permitindo a troca de mensagens de forma instantânea a qualquer momento. Mas um networking efetivo é muito mais que adicionar contatos no LinkedIn.

Conversar pessoalmente ainda tem muito valor, portanto, não poupe esforços para incluir na agenda um bate-papo no café, um almoço com os vizinhos de sala comercial ou um happy hour com a equipe de trabalho.

Seja disciplinado

Para manter um relacionamento saudável com os profissionais da sua lista de contatos, é necessário empenhar-se. Compartilhe informações relevantes, esteja presente nos encontros e interaja com as pessoas ao seu redor.

Para criar novas conexões, frequente ambientes com pessoas que tenham os mesmos interesses que você, como cursos, palestras e até mesmo confraternizações com colegas da empresa de amigos e familiares. Conhecer profissionais de áreas diferentes e trocar experiências além do seu círculo social possibilita uma visão de mundo mais ampla e fornece oportunidade para indicações.

Coloque-se disponível

Como aprimorar seu networking - Portal IC

Networking não é uma via de uma só mão. Estar disposto a ajudar, indicar soluções para problemas, apresentar novos profissionais para seus contatos e compartilhar informações e vivências é fundamental para conquistar confiança. Assim, aumentam as chances de que as pessoas também se esforcem para contribuir com você.

Seja verdadeiro

Trocar ideias, preocupar-se com o próximo e procurar saber das novidades sem segundas intenções é a base de um relacionamento sincero. Sem ser invasivo e sempre com naturalidade, conecte-se com as pessoas de tempos em tempos e, caso esteja precisando de algum favor, seja claro e objetivo, mostrando suas reais intenções.

Leia também: 4 dicas para melhorar a resiliência no trabalho

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário