29. novembro 2019

Dicas para se comunicar bem no ambiente de trabalho

Dicas para se comunicar bem no ambiente de trabalho

No ambiente profissional, diversas qualidades são avaliadas em relação à postura de um colaborador. Uma muito relevante é a comunicação eficiente. Confira abaixo dicas para se destacar nesse momento.

Construa sua imagem

A simpatia, a atenção, a disposição social e a forma de você se comunicar com os colegas de trabalho também fazem parte da sua imagem. O profissional deve conhecer melhor as pessoas, saber como elas pensam e agem para estabelecer uma ligação.

Além disso, conversar com empatia e bom humor e lembrar-se do nome das pessoas também são atitudes essenciais. Você pode buscar feedback com amigos e colegas para saber como está se saindo.

Aprenda a escutar

A capacidade de ouvir o que as pessoas têm a dizer e demonstrar interesse, e não apenas interrompê-las falando o que se quer, é algo que deve ser aprimorado a cada dia. Pessoas que não costumam escutar seus colegas tendem a causar desinteresse e ser evitadas em certas conversas ou até reuniões no escritório.

Saiba argumentar

Uma boa maneira de aprender a argumentar e aumentar seu vocabulário é lendo. Treine sua pronúncia e certifique-se que seu interlocutor esteja compreendendo as palavras no contexto correto do que você deseja dizer, sem deixar espaço para que o interpretem de maneira errada. Saber se expressar é muito importante no ambiente de trabalho.

Escolha o momento certo

Entender quando é o melhor momento para comunicar algo é fundamental para atingir seus objetivos. Isto é, não basta somente adequar o tom de voz e os gestos, falar em um momento inapropriado acaba fechando os canais de comunicação, fazendo com que os outros não tenham disposição para escutar. Por isso, procure estar atento às emoções e contextos.

Cuidado com expressões e gestos

A comunicação não verbal pode ser uma grande aliada ou uma vilã na hora de transmitir a mensagem. Para quem deseja se comunicar melhor o ideal é perceber as expressões dos outros no momento da fala. Pequenos movimentos podem passar despercebidos, mas é importante notá-los.

Leia também: Como utilizar a comunicação não verbal de forma positiva no ambiente de trabalho

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário