19. setembro 2018

Dificuldades para lidar com críticas no trabalho? Veja como usá-las para crescer!

Dificuldades para lidar com críticas no trabalho? Veja como usá-las para crescer!

Como seres humanos, nosso instinto natural é nos defender de ataques. Assim, ao considerar uma crítica profissional como ameaça ou agressão, a tendência é que você deixe os sentimentos controlarem a situação, agindo de forma inapropriada para o ambiente de trabalho.

Por mais competente e dedicado que você seja, críticas fazem parte do desenvolvimento. O sucesso só é alcançado depois de muitos erros e tentativas. Portanto, valorizar um feedback negativo e saber como aproveitá-lo da melhor forma possível é uma importante virtude de um profissional.

A dificuldade de lidar com críticas de chefes e colegas de trabalho pode prejudicar sua evolução na carreira e até mesmo interferir em sua vida pessoal. Fique atento às nossas dicas e procure aplicá-las em seu dia a dia:

Saiba diferenciar críticas construtivas e destrutivas

Existem críticas que podem ser transformadas em aprendizado, e outras que não agregam ao seu desenvolvimento. É preciso saber distinguir as duas e ignorar o que não for, de fato, proveitoso para seu crescimento.

Uma crítica construtiva costuma ser mais específica e bem fundamentada, focando em um determinado comportamento ou ação, e não no indivíduo. Já a destrutiva traz adjetivos direcionados ao profissional e não há argumentos ou orientações. No segundo caso, o melhor a ser feito é não se deixar abalar, compreender que aquele comentário é vazio e que não vale a pena prolongar a discussão.

Ouça o que as pessoas têm a dizer

Antes de tentar formular uma defesa, mesmo que mentalmente, escute tudo o que a outra pessoa tem a dizer, sem desculpas ou interrupções. Esta é uma habilidade que se adquire na prática e é importante para que você entenda verdadeiramente os motivos que levaram à crítica e possa realizar uma autoavaliação, identificando fatores de mudança e aperfeiçoamento.

Mostre interesse pelo conselho dado e, caso tenha dúvidas, peça sugestões para que o erro não seja cometido novamente. Mesmo que não concorde com a opinião alheia, respeite. Se considerar necessário, peça opinião de outros colegas, buscando considerar diferentes pontos de vistas.

Não leve para o lado pessoal

Lidar com críticas no trabalho para crescer - Portal IC

Separar questões profissionais de pessoais é um desafio comum. Ao ouvir uma avaliação negativa no trabalho, desvincule a informação da pessoa e considere apenas o que foi dito. Não deixe que problemas da empresa interfiram no relacionamento pessoal com seus colegas.

Assim como você não gostaria de receber comentários ruins, evite fazer julgamentos ou levar adiante desentendimentos que possam prejudicá-lo.

Encare pelo lado positivo

Uma maneira inteligente de encarar uma crítica é aceitá-la como uma gentileza, um incentivo para seu crescimento. Humildade é uma característica importante para um bom profissional. Tire lições positivas, aprenda com o erro e não se sinta culpado. Em vez disso, se esforce para não cometê-lo novamente.

Desenvolva sua inteligência emocional

Maturidade e inteligência emocional são conquistadas com a prática. Muitas pessoas inconscientemente “retornam à infância” quando são criticadas e sentem como se estivessem sendo punidas. Por isso, tendemos a agir por impulso ou revidar a suposta agressão.

O segredo está em agir racionalmente em situações de estresse e não permitir que a raiva, a decepção ou o nervosismo façam com que você tome atitudes desequilibradas. Fique atento ao seu tom de voz e às palavras utilizadas em qualquer debate ou discussão. Mesmo que a crítica tenha sido feita de forma agressiva, muitas vezes uma resposta calma e sensata é suficiente para tranquilizar a situação.

Leia também: 7 dicas para lidar com a ansiedade no trabalho

 

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário