24. setembro 2018

Ideias simples para melhorar o clima organizacional

Ideias simples para melhorar o clima organizacional

Um salário atrativo, benefícios e um ambiente de trabalho ergonômico são fatores básicos para manter uma equipe motivada e produtiva. Mas os funcionários estão em busca de uma empresa que forneça um bom clima organizacional, que os faça crescer e na qual sintam-se honrados em trabalhar.

Ao investir em aspectos como valorização, motivação e melhora da produtividade dos funcionários, assim como na integração saudável entre eles, a organização promove a satisfação profissional e a qualidade de vida da equipe, trazendo resultados positivos na rotina corporativa.

Confira sugestões de pequenas ações capazes de proporcionar grandes mudanças no clima organizacional da sua empresa, conquistando sua equipe e formando funcionários mais engajados e realizados profissionalmente.

Faça pesquisas

Envolvido e concentrado em seu trabalho, muitas vezes o gestor não consegue identificar, durante o dia a dia, problemas que comprometem o clima organizacional da empresa. Para descobrir os pontos fortes e fracos dos colaboradores e assim planejar ações que promovam melhorias, é importante realizar pesquisas e estabelecer uma comunicação eficiente.

Uma excelente abordagem são as reuniões individuais e coletivas, que permitem compreender o relacionamento de cada colaborador com a empresa e com o restante da equipe. Procure sempre reafirmar que você está disposto a ouvir as necessidades e agir para atendê-las.

Estipule metas realistas

Se você ainda acredita que metas exorbitantes farão com que seus colaboradores se esforcem mais, está na hora de repensar este raciocínio. O sentimento de frustração e incompetência gerados por objetivos inalcançáveis desmotivará os funcionários e fará com que fiquem exaustos. O ideal é fazer projeções realistas e acompanhar o desenvolvimento da equipe para identificar seus esforços e compreender os fatores que podem estar influenciando no cumprimento das metas.

Promova o treinamento da equipe

Ideias simples para melhorar o clima organizacional - Portal IC

O capital humano é parte essencial do crescimento de qualquer negócio, portanto, o investimento na qualificação dos funcionários é tão importante quanto a atualização de equipamentos, por exemplo.

Um grupo que cresce junto, adquire novos conhecimentos com frequência e sente que a organização está confiando e apostando em seu potencial será capaz de aplicar o conhecimento conquistado na evolução da empresa e estará disposto a interagir, encorajando a troca de conhecimento entre as pessoas e o aperfeiçoamento profissional.

Seja um líder, não um chefe

É papel do gestor manter a equipe motivada e interessada em oferecer o melhor resultado. Apenas mandar e exigir resultados é o que faz um chefe, atividade comum até pouco tempo atrás. Atualmente, as empresas já compreenderam que é preciso empatia e generosidade no relacionamento entre um bom líder e seus colaboradores.

Um líder busca engajar os funcionários e extrair o máximo de seus potencial, fazendo com que se sintam capazes e confiantes e possam, em conjunto, traçar estratégias adequadas para o sucesso da organização.

Preocupe-se com o meio ambiente e causas sociais

Saber que a empresa se preocupa com o bem-estar social, além de seus lucros e reconhecimento, contribui para que o colaborador construa uma imagem mais positiva a seu respeito e tenha orgulho em fazer parte desta equipe que trabalha para um mundo melhor.

Ações que incentivam a preservação da natureza e a sustentabilidade, evitam o desperdício e ajudam comunidades necessitadas transmitem comprometimento e satisfação. Até mesmo a presença de plantas no escritório e o incentivo do uso consciente de recursos naturais e energia pode causar um efeito positivo entre todos que frequentam o ambiente.

Leia também: Dificuldades para lidar com críticas no trabalho? Veja como usá-las para crescer!

 

 

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário