10. julho 2019

Pontualidade no trabalho: dicas para evitar atrasos no dia a dia

Pontualidade no trabalho: dicas para evitar atrasos no dia a dia

Quando comparado com outras nacionalidades, o brasileiro não costuma ser pontual. Embora aceitável em certos contextos, a falta de pontualidade pode ser prejudicial, principalmente no ambiente de trabalho.

O funcionário que não cumpre com os seus horários demonstra pouco comprometimento com as demandas, e sugere falta de respeito com os colegas e gestores da empresa. Com o tempo, os atrasos podem fazer com que a credibilidade depositada no colaborador diminua e ele não seja cogitado para assumir novos desafios.

É claro que imprevistos acontecem, mas eles não podem ser usados como desculpa para atrasos frequentes. Se você não está conseguindo ser pontual, confira a seguir algumas dicas para evitar atrasos no dia a dia.

Identificando e corrigindo o problema

Em primeiro lugar, encontre o foco do problema e o corrija. Se a dificuldade é despertar, peça para alguém o acordar ou coloque o despertador no lado oposto do cômodo, assim você será obrigado a se levantar para desligá-lo. Se o trânsito é que está atrapalhando, planeje-se para sair de casa mais cedo. Há também quem seja muito indeciso para escolher o que vestir. Se este for o caso, deixe a roupa separada na noite anterior.

Rotina noturna

Dicas para manter a pontualidade no trabalho - Portal IC

Para conseguir dormir bem e acordar disposto no dia seguinte, evite usar o smartphone ou o tablet antes de se deitar, porque a luz artificial das telas atrapalha a produção de melatonina, hormônio que prepara o organismo para o sono. Em vez disso, crie uma rotina para descansar melhor ao tomar um chá e ouvir uma música relaxante ou ler um bom livro antes de dormir.

Prioridades

Um dos principais motivos para o atraso é o acúmulo de tarefas diárias: muitas pessoas se comprometem a realizar mais coisas do que conseguem, o que cria um efeito dominó e atrasa todas as atividades do dia e às vezes até da semana. É melhor dar conta de menos tarefas e conseguir entregá-las no prazo e com qualidade. Para isso, defina as suas prioridades e recuse os pedidos de última hora, se possível.

Crie uma lista

Dicas para ser mais pontual no trabalho - Portal IC

Calcule o tempo que você leva para realizar as suas atividades e, a partir daí, crie uma lista com o horário em que cada tarefa deverá ser concluída. Além de aumentar a sua pontualidade, essa atitude deixará você menos estressado e irá ajudar a ter mais foco.

Seja sincero

Em algumas ocasiões será inevitável se atrasar, mas para manter uma boa imagem nesse tipo de situação é importante ser transparente com seus colegas e gestores. Encare o problema de frente e avise que não conseguirá chegar no horário.

Leia mais: Como se manter motivado no trabalho?

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário