25. outubro 2019

Saúde mental no trabalho

Saúde mental no trabalho

A saúde mental está relacionada ao equilíbrio emocional e cognitivo do ser humano, sendo influenciada por fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais. Quem consegue mantê-la estável consegue exercer melhor suas habilidades e recuperar-se do estresse cotidiano.

Muito mais do que a presença de transtornos mentais, a saúde mental instável caracteriza-se por psicopatologias que nem sempre estão interligadas a delírios e alucinações, mas sim a estresse, ansiedade e depressão, que são os principais sintomas.

Em nossa rotina, o trabalho ocupa a maior parte do tempo e às vezes frustrações relacionadas a esse ambiente são inevitáveis. Não ter o esforço reconhecido, falhas cotidianas e relacionamentos complicados podem ter impactos significativos na qualidade de vida dos colaboradores.

Além disso, falta de apoio aos funcionários, horas de trabalho inflexíveis, más práticas de gestão e comunicação, políticas inadequadas de saúde e segurança podem aumentar os fatores de risco e é responsabilidade da empresa e dos gestores ficarem atentos a esses sinais, pesquisando melhorias.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “Durante a vida adulta, uma ampla proporção do nosso tempo é gasta no trabalho. Nossa experiência no local de trabalho é um dos fatores que determinam nosso bem-estar geral”.

Os funcionários ficam mais saudáveis e produtivos quando se investe em saúde mental, beneficiando o clima organizacional e consolidando uma imagem positiva da empresa. Atitudes como enfrentamento de dinâmicas negativas e comunicação sobre o apoio confidencial podem ajudar pessoas com transtornos ambientais a se manter ou retornar ao emprego.

Os lugares onde os líderes e gestores contribuem ativamente, não apenas nos fatores ligados à produtividade, mas também na segurança e proteção da saúde, são considerados bons ambientes para trabalhar.

Como estimular a saúde mental dos seus funcionários

  • Saiba reconhecer e valorizar seus colaboradores
  • Ofereça oportunidades para melhorar o desempenho interno, como cursos profissionalizantes
  • Tenha uma cultura de aumento de salário para estimular atuações mais eficazes
  • Benefícios como vale-transporte, vale-refeição e plano de saúde demonstram cuidado da empresa com seus colaboradores, transmitindo uma sensação de mais segurança e estabilidade
  • Invista em aspectos voltados para o bem-estar, como folgas e atividades de lazer  
  • Proporcione maior liberdade de atuação para que os colaboradores sintam que seu potencial criativo é valorizado e, consequentemente, tenham mais prazer em exercer as atividades
  • Incentive momentos de pausa, pois períodos contínuos de trabalho em excesso podem interferir no desgaste mental e prejudicar a produtividade

Leia também: Quais as habilidades sociais mais valorizadas no mercado de trabalho

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário