22. agosto 2018

Entenda o papel do picking para o bom funcionamento do estoque

Entenda o papel do picking para o bom funcionamento do estoque

Oferecer uma experiência de compra positiva e superar as expectativas do consumidor pode transformar um cliente ocasional em comprador fiel, permitindo que a empresa conquiste uma fatia maior do mercado e destaque-se da concorrência. O picking auxilia a melhorar a velocidade e a qualidade da entrega do produto, fatores que exercem papel fundamental neste processo.

Conheça mais sobre uma das etapas mais importantes do estoque e como ela pode otimizar o tempo de trabalho da sua equipe, fornecer economia de despesas e conquistar seus consumidores.

O que é picking?

A atividade de picking, ou order picking, é o processo de preparação, separação e montagem dos produtos estocados de maneira que satisfaça as necessidades do comprador. Ou seja, busca garantir a entrega do produto correto de acordo com o pedido, na quantidade solicitada e com a maior agilidade possível.

Dependendo do tipo de galpão industrial e logístico, o custo da mão de obra responsável pelo picking pode chegar a 40% de todo o estoque, devido ao alto número de funcionários necessário. Assim como a despesa, o tempo para a execução desta tarefa também interfere no ciclo do pedido, isto é, no prazo entre o recebimento da compra e o momento em que o produto chega ao destino pretendido.

A escolha adequada do processo e o planejamento inteligente de sua execução aumentam a produtividade da equipe, gerando economia de recursos.

Métodos de picking

Entenda o papel do picking para o funcionamento do estoque - Portal IC

Existem quatro estratégias distintas para a separação de produtos e cada uma delas tem seus prós e contras. Sendo assim, a escolha varia de acordo com as características do negócio, tais quais o número de operadores que terão contato com um único pedido, a quantidade de itens separados por vez e os melhores períodos para seu cumprimento. É possível ainda trabalhar com a conjunção de mais de uma técnica para um resultado melhor.

Picking discreto

Uma das estratégias mais utilizadas devido à sua simplicidade, no picking discreto apenas um operador é responsável por toda a ordem de separação do produto, um por vez. Para agilizar o processo, é possível a utilização de um carrinho ou instrumentos que facilitem a movimentação pelo galpão logístico, e indica-se que os produtos de maior saída estejam próximos uns dos outros.

Esta técnica é recomendada para empresas que tenham um baixo número de pedidos, com grande volume. Por concentrar todas as funções em uma única pessoa, a chance de erros é menor e funciona bem quando a documentação do pedido está em papel.

Por outro lado, ele é o menos produtivo de todos, já que o deslocamento acaba desperdiçando tempo. Pense o planejamento de fluxo de forma que o operador não tenha que se deslocar muito do seu ponto de origem ao realizar a coleta de produtos.

Picking por zona

Entenda o papel do picking para o bom funcionamento do estoque - Portal IC

O armazém é dividido por áreas e cada operador fica responsável por recolher apenas os produtos da zona que lhe foi atribuída. Assim que a coleta for realizada, o pedido é passado para a zona seguinte até que o procedimento todo seja concluído, podendo ser encaminhado para a entrega, um por vez.

O picking por zona é semelhante a uma linha de produção, em que cada trabalhador fica encarregado por uma parte diferente do processo. Além do mais, é comum a utilização de esteiras rolantes e prateleiras próximas ao funcionário para garantir a eficiência durante a movimentação.

Adota-se este método quando há diferença de produtividade entre os trabalhadores ou divergência de tecnologias e equipamentos nas zonas do armazém. Sendo assim, o balanceamento de carga de trabalho entre as zonas é o maior desafio.

Picking por lote

Pedidos com os mesmos itens são conciliados por meio de tecnologias específicas para a logística, minimizando o deslocamento pelo estoque. O operador coleta a quantidade de itens suficiente para atender a todos os pedidos da vez e, em seguida, faz a distribuição adequada.

Pelo fato de vários pedidos serem coletados simultaneamente, é fundamental o auxílio de um sistema próprio para evitar possíveis falhas. Neste método, é preciso aguardar até que haja o acúmulo de pedidos na área de consolidação, o que pode prejudicar e-commerces que trabalham com entrega no mesmo dia, por exemplo.

Aqui, poupa-se tempo, uma vez que vários pedidos são coletados na mesma área. Porém, o método é conveniente apenas para produtos em quantidades fracionadas, não em caixas, e com pouca variedade e volume.

Picking por onda

Parecido com o picking discreto, sua diferença está no agendamento de determinado número de pedidos ao longo do turno. Este método é comumente utilizado para coordenar as funções de separação de pedidos e encaminhamento para entrega, e pode ser combinado com os outros sistemas. Como principal vantagem, melhora-se a integração entre o picking e a área de expedição.

Pensando nas características do seu negócio é possível identificar a estratégia, ou junção de estratégias, que trará melhores resultados. Feito isso, você deve criar processos e documentos que contenham instruções claras para que os operadores possam executar a atividade dentro do armazém. É importante que eles sigam as orientações, portanto acompanhe sempre o fluxo para avaliar o que está ou não dando certo.

Leia também: 4 dicas para reduzir perdas no transporte de cargas

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário