14. agosto 2018

Como reduzir os custos com armazenagem de produtos?

Como reduzir os custos com armazenagem de produtos?

O processo logístico tem o objetivo de fazer com que o produto saia da fábrica e chegue até o consumidor da forma mais ágil e econômica possível. Para isso, a armazenagem adequada de produtos e matéria-prima é essencial, mas seus custos podem influenciar no lucro final da companhia.

Planejando e organizando a armazenagem de forma a otimizar os investimentos, a empresa é capaz de reduzir gastos desnecessários sem comprometer a qualidade ou velocidade na entrega. Saiba como garantir que as despesas com estoque não ultrapassem o necessário.

Realize uma gestão de estoques efetiva

O primeiro passo para cortar custos desnecessários com armazenamento é manter uma gestão de estoques efetiva. Administrar todo o material que entra e sai, ter conhecimento sobre a demanda, realizar controles periódicos e tomar decisões estratégicas são medidas que mantêm o estoque sempre atualizado e evita que haja um depósito maior que o necessário.

Treine sua equipe

Como reduzir os custos com armazenagem de produtos - Portal IC

Profissionais despreparados podem cometer erros que colocam os lucros da empresa em risco. Por isso, não deixe de investir em treinamentos e orientação para que seus produtos sejam manipulados e organizados seguindo os devidos cuidados.

Otimize o armazenamento

Um mesmo espaço pode armazenar quantidades distintas de itens, dependendo da maneira como estes são organizados. Estude as necessidades dos produtos, por exemplo: refrigeração, ventilação ou temperatura específicos, se são de alto ou baixo giro e como podem ser dispostos para otimizar o espaço disponível.

O layout do armazém influencia muito na produtividade logística e pode ser responsável por economias fundamentais durante todo o procedimento. Certifique-se de que o local está sendo utilizado de forma funcional e, caso preciso, opte por um galpão industrial menor. Condomínios logísticos oferecem flexibilidade e permitem que a empresa aumente ou diminua o espaço ocupado conforme sua necessidade.

Terceirize o estoque

Comprar ou construir galpões industriais para armazenagem exige alto investimento, despesas com manutenção e dores de cabeça com burocracia, dificuldades durante a obra, entre outras desvantagens. Ao alugar um galpão logístico em condomínio industrial sua empresa não necessita de um grande capital inicial, não se preocupa com custos de manutenção, limpeza e segurança e ainda garante localização estratégica, estrutura moderna e flexibilidade de espaço.

Instalando o estoque em parques industriais, seu negócio garante o melhor custo-benefício e encontra condições favoráveis à expansão. O Portal IC é destaque nacional e conta com 5 condomínios corporativos e logísticos para atender a empresas dos mais diversos segmentos. Entre em contato para fazer uma visita e escolher o melhor para seu negócio!

Leia também: 4 dicas para reduzir perdas no transporte de cargas

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário