10. outubro 2018

6 desafios enfrentados pelo gestor e como superá-los

6 desafios enfrentados pelo gestor e como superá-los

Graças à competitividade do mercado atual, muitas empresas estão adotando uma postura mais humana para assim conquistarem os melhores profissionais. Neste sentido, a responsabilidade atribuída ao gestor é grande, visto que seu papel é manter a equipe engajada e produtiva.

Ao delegar tarefas, estipular metas e identificar as necessidades de cada colaborador, o líder deve alinhar todas as ações da equipe com os objetivos corporativos. Para isso, capacidade de análise e organização são fundamentais, assim como preparação para lidar com emoções e contornar desavenças, fatores comuns na convivência.

A valorização dos profissionais começa a partir da liderança e pode gerar frutos muito positivos para o negócio. Conheça 6 desafios enfrentados na gestão de equipe e saiba como superá-los.

Motivação

Sem motivação, não há produtividade. O rendimento do grupo é influenciado pela satisfação individual, portanto, o gestor precisa aplicar seu conhecimento em recursos humanos para o desenvolvimento de estratégias que mantenham a equipe motivada, engajada e interagindo bem.

Um relacionamento amigável e humanizado entre os líderes e os demais funcionários, a flexibilidade de horário, a distribuição de tarefas baseada em pontos fortes de cada profissional, bonificações como forma de reconhecimento e um sólido quadro de carreira são alguns exemplos de fatores que fazem com que o colaborador sinta que está sendo valorizado e incentivam a dedicação total.

Clima organizacional agradável

O nível de motivação e o desempenho dos profissionais são influenciados pelo ambiente de trabalho. O gestor deve ficar atento a possíveis problemas que possam causar um clima negativo e analisar a rotina da empresa constantemente para propor melhorias.

Diálogos transparentes e o incentivo à interação saudável entre os colaboradores favorecem a construção de elos de confiança e contribuem para uma atmosfera produtiva e agradável. É fundamental ainda que o espaço ofereça bem-estar e traduza os valores da empresa.

Retenção de talentos

6 desafios enfrentados pelo gestor e como superá-los - Portal IC

Integrar o profissional nas decisões da empresa é uma excelente estratégia para fazer com que ele se sinta parte importante e queira retribuir a confiança por meio de sua performance, reduzindo as chances de descontentamento.

Para preservar os talentos, é necessário valorizá-los e investir em ações que façam da sua empresa um local com perspectiva de um futuro profissional próspero.

Visão sistêmica

O gestor coordena profissionais de áreas diferentes para que, juntos, ofereçam o melhor resultado possível. A formação de uma visão sistêmica auxilia muito neste processo, pois permite um olhar mais amplo e uma compreensão completa sobre o cenário, refletindo a respeito de cada um dos elementos internos e externos que podem influenciar o produto final.

Desenvolvimento dos colaboradores

A qualidade dos serviços prestados é aperfeiçoada com a capacitação dos funcionários. Treinamentos internos, auxílio na realização de cursos relacionados ao cargo de atuação, convênios com escolas técnicas e parcerias com instituições de ensino não apenas fortalecem a mão de obra da empresa, mas também aumentam a autoestima da equipe, motivando-a a se empenhar progressivamente a favor do negócio.

Acompanhamento de tendências do mercado

Assim como a qualificação do time é importante, o gestor também deve acompanhar as mudanças do mercado, que está cada vez mais dinâmico. Realizar um benchmarking constante, reservar espaço da agenda para workshops e cursos e buscar atualização continuamente é fundamental. A equipe se sentirá mais segura sendo liderada por alguém que entende o mercado, e o gestor será capaz de orientar e tomar decisões de maneira assertiva.

Leia também: Como melhorar o trabalho em um condomínio industrial

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário