28. fevereiro 2019

6 habilidades de destaque em um profissional de logística

6 habilidades de destaque em um profissional de logística

Considerada até pouco tempo um setor estritamente operacional, a logística se transformou de forma rápida e intensa e tende a se manter em desenvolvimento acelerado pelos próximos anos, ocupando espaço de relevância no planejamento empresarial. Com isso, os profissionais da área tiveram que se adaptar ao cenário, desenvolvendo novas habilidades e aprimorando as já existentes, para se destacar no desafiador mercado.

Além do aperfeiçoamento das capacidades profissionais, o conhecimento técnico deve ser constantemente atualizado e ampliado para que seja possível acompanhar a evolução da logística, que se torna mais exigente, dinâmica e integrada com outros campos da empresa a cada dia. Desta forma, o fluxo de mercadorias é monitorado com mais eficiência e as operações cumprem seu papel de entregar o produto ao destino correto com velocidade e custos reduzidos.

Dinamismo

A rotina logística é extremamente dinâmica, enfrentando novos desafios e exigindo soluções inovadoras diariamente. Portanto, o profissional da área deve se mostrar flexível e preparado para lidar com situações inesperadas e imprevistos, independentemente se sua área específica de atuação é armazenamento, distribuição ou transporte.

Um colaborador dinâmico é capaz de iniciar novas tarefas antes mesmo de finalizar as que estão em andamento, gerindo e acompanhando o desenvolvimento de cada uma delas simultaneamente e mantendo a produtividade mesmo em situações de urgência e sob pressão.

Comunicação

Por se relacionar com diferentes setores da empresa, organizações terceirizadas, fornecedores e clientes, a logística exige uma comunicação fluida. Sendo assim, é fundamental que o profissional tenha habilidade com relações impessoais, trabalhe bem em equipe e consiga estabelecer um diálogo claro, constante e objetivo com todos os envolvidos na supply chain, solucionando possíveis conflitos e atendendo às diversas necessidades sempre que preciso.

Raciocínio lógico

6 habilidades de destaque em um profissional de logística - Portal IC

1080823082

Ter familiaridade com números, dados estatísticos, planilhas e pesquisas é muito importante, já que são parte fundamental do trabalho. Tal habilidade constitui o raciocínio lógico, grande aliado na tomada de decisões inteligentes e qualificadas.

Afinidade com tecnologia

A tecnologia tornou-se inerente à eficiência logística. Em seu cotidiano, há o contato com diversos softwares, sistemas de gestão (ERPs), de relacionamento (CRMs) e de rastreamento que otimizam o trabalho e permitem a coleta de dados precisos e atuais. Sabendo aproveitar o potencial tecnológico, o profissional pode concentrar seus esforços em decisões estratégicas que permitirão a conquista de resultados positivos.

Visão integrada e estratégica

Cada vez mais próximo de diversos setores organizacionais, o profissional da logística deve conhecer o funcionamento de toda a cadeia e compreender como seus diversos processos interferem nos resultados. A construção de um olhar geral facilita a criação de soluções inovadoras para a otimização de recursos, além da previsão de possíveis falhas e a identificação de oportunidades.

O acompanhamento do desempenho geral do negócio, assim como de seus concorrentes, faz com que o colaborador conheça o mercado de modo a avaliar seus pontos positivos e negativos com segurança, auxiliando em tomadas de decisão mais assertivas.

Proatividade

O desenvolvimento de todas as habilidades listadas até então colabora para aprimorar a proatividade, uma vez que fornece embasamento e confiança para que o profissional desempenhe seu trabalho com independência e consiga antecipar circunstâncias de risco, resolvendo questão importantes antes mesmo que se tornem um problema.

Com o aumento da influência do setor logístico na lucratividade das empresas, a proatividade passou a ser uma das características mais valorizadas nos profissionais da área, visto que pode evitar perdas e criar vantagem competitiva.

Leia também: Logística 4.0: a inovação no setor

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário