22. março 2019

Como a diversidade pode beneficiar a equipe

Como a diversidade pode beneficiar a equipe

O Brasil é construído por diversidade. Nossa população é formada pelos nativos e por fontes migratórias diferentes de europeus, asiáticos e africanos, o que resultou em heterogeneidade cultural e étnica. Além disso, conforme o país se desenvolve, mais à vontade estão as novas gerações para se posicionar frente a seus gostos, preferências e estilos.

No contexto empresarial, a diversidade vai muito além de respeitar gêneros, raças, idades ou orientações sexuais diferentes. Trata-se de compreender como a pluralidade de personalidades, ideias, culturas e histórias de vida beneficia a produtividade da equipe.

A diversidade nas organizações só acontece verdadeiramente a partir do momento que todos os colaboradores acreditam na capacidade de desenvolvimento gerada por um time composto por experiências múltiplas e em sua significativa contribuição para o alcance de resultados mais satisfatórios, utilizando as particularidades para otimizar as operações.

Construir uma cultura organizacional que promove a inclusão é muito importante para garantir que os colaboradores se sintam acolhidos, independentemente de qualquer diferença, e mantenham uma postura de tolerância e engajamento em relação às multiplicidades da equipe. Afinal, cada pessoa, com sua bagagem particular, contribui para que surjam ideias inovadoras e uma gama de visões que agregam valor ao negócio.

Atualmente, a diversidade é considerada uma característica imprescindível em times multidisciplinares e multifuncionais de alto desempenho. Além disso, quanto mais diversos forem os membros de uma empresa, maiores as chances de estabelecer uma conexão real com o público em suas variações.  

De acordo com um estudo realizado pela Organização McKinsey & Company, grupos com diversidade étnica e racial apresentam chances 35% maiores de conquistar rendimentos acima da média em seu setor, enquanto a diversidade de gênero aumenta a mesma possibilidade em 15%. No Reino Unido, para cada 10% de aumento na diversidade de gênero, os lucros aumentam 3,5%. Entenda quais são os principais benefícios de uma equipe plural.

Como a diversidade pode beneficiar a equipe - Portal IC

Alcance de melhores resultados

Em um ambiente de trabalho receptivo, estimulante e cooperativo, a equipe alcança resultados mais efetivos. Construir uma cultura organizacional que favorece a diversidade faz com que os colaboradores se sintam pertencentes a um grupo e, logo, mais motivados para entregar o melhor em suas atividades.

Além disso, uma equipe formada por integrantes diversificados é beneficiada pela variedade de habilidades. Ao identificar os talentos individuais, é possível direcionar as tarefas com base nas aptidões de cada um, o que otimiza os esforços, demonstra que a empesa valoriza os atributos dos colaboradores e, consequentemente, gera melhores resultados.

Redução da rotatividade

A segregação entre os colegas comumente resulta em pedidos de desligamento da empresa, afinal, um ambiente acolhedor e agradável é fundamental para a produtividade. Times com dificuldade de convivência com as diferenças costumam apresentar alto nível de rotatividade, o que pode comprometer o ritmo de trabalho. Portanto, garantir a cooperatividade e o senso de pertencimento contribui para reduzir a oscilação na equipe.

Aumento da criatividade no ambiente

Quanto maior é a diversidade de ideias, experiências e conhecimento em um ambiente profissional, mais criativo ele será. Uma companhia que valoriza as diferenças permite que seus colaboradores tenham liberdade e segurança para agir com autenticidade e espontaneidade, incentivando a inovação e conquistando originalidade.

Melhoria da imagem da empresa

Responsabilidade social é um aspecto cada vez mais apreciado no mercado de trabalho, tanto por profissionais em busca de novas oportunidades quanto por consumidores que priorizam o relacionamento com empresas éticas. A valorização da diversidade é uma postura que se espera de uma organização de sucesso.

Com isso, a empresa está difundindo o respeito e a tolerância, pois o comportamento incentivado no ambiente profissional é reproduzido no meio social, levando outras pessoas a adotar posturas inclusivas e contribuindo para uma sociedade mais justa.

Leia também: Ideias simples para melhorar o clima organizacional

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário