04. fevereiro 2019

Como desenvolver sua capacidade de inovação

Como desenvolver sua capacidade de inovação

Empresas que buscam posição de destaque no mercado estão em constante processo de inovação, apresentando novos serviços ao consumidor, otimizando suas operações ou encontrando maneiras de resolver problemas e maximizar os resultados. Para isso, é fundamental uma equipe capaz de pensar diferente e sugerir ideias originais para aprimorar procedimentos, produtos e serviços.  

Desenvolver a capacidade de inovação, da mesma forma que outras habilidades profissionais importantes, como resiliência e inteligência emocional, exige dedicação e disciplina. Afinal, ideias inovadoras não surgem do nada. Em geral, conversar com as mesmas pessoas e fazer as coisas sempre do mesmo jeito conduzem a pensamentos usuais, bloqueando o potencial de inovação.

Sendo assim, separamos 5 dicas que exercitarão sua mente para que você consiga criar oportunidades de inovação com mais facilidade. Confira.

Invista em autoconhecimento

Ter consciência de seus pontos fortes e trabalhar para aprimorar os pontos fracos é fundamental para desenvolver o senso crítico que serve como base para ideias inovadoras. O autoconhecimento oferece a segurança necessária para identificar o potencial de uma ideia diferente e defendê-la.

Vivencie novas experiências

Desenvolva sua capacidade de inovação - Portal IC

Desafiar o cérebro é uma maneira de incentivá-lo a pensar diferente. Ao conhecer novos lugares, conversar com pessoas diferentes e até mesmo provar sabores até então desconhecidos, estamos estimulando a criatividade. Coletando uma grande variedade de ideias, facilitamos a ligação deste repertório pela mente para a criação de conceitos originais.

Frequente restaurantes de diversos estilos, utilize caminhos alternativos para chegar em casa, viaje para lugares exóticos, leia novos livros, escute músicas com as quais você não está acostumado e conviva em variados contextos.

Amplie o networking

Além de proporcionar excelentes oportunidades de negócio, parcerias e crescimento profissional, manter um networking bem nutrido pode exercitar sua capacidade de inovação. Conhecer soluções originais que foram aplicadas por colegas de profissão e se manter atualizado acerca das novidades do mercado fará com que você tenha bagagem suficiente para desenvolver suas próprias ideias.

Sempre busque o aprendizado

Para inovar, é importante se manter atualizado a respeito de assuntos gerais e buscar, constantemente, conhecimento específico na sua área de atuação. Por meio da internet é fácil encontrar fontes interessantes de conhecimento, como faculdades a distância, grupos de discussão, blogs especializados em produção de conteúdo e cursos online.

Porém, sempre que possível, valorize a troca de informações presencial. Cursos e oficinas são ótimas oportunidades de aumentar suas referências, agregar conhecimento ao seu repertório e conhecer pessoas que podem dividir experiências e pontos de vista com você.

Seja proativo

Ótimas soluções não surgem de repente. É preciso incluir na rotina atividades que mantenham a mente ativa e estimulem a inovação. Coloque em prática as dicas anteriores e nunca se acomode. Quanto mais contato você tiver com conteúdos, experiências e pessoas novas, mais repertório você terá para criar e melhor será sua habilidade de inovação.

Leia também: Mindfulness: técnica para uma rotina mais produtiva

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário