20. Maio 2019

Dicas para ter grandes parceiros empresariais na logística

Dicas para ter grandes parceiros empresariais na logística

Parcerias são fundamentais em qualquer negócio, afetando diretamente sua produção, competitividade e sucesso. Na logística, precisamente, a operacionalização de uma colaboração demanda muito esforço, fazendo com seja imprescindível uma avaliação prévia e detalhada a respeito do custo-benefício em potencial.

A escolha inteligente e bem planejada de um parceiro deve levar em consideração suas características, motivações e até mesmo cultura organizacional, já que esta relação pode contribuir para que a empresa se desenvolva tecnologicamente, amplie seu mercado e se destaque em meio à concorrência

Neste contexto, um networking forte e atualizado pode ser uma poderosa ferramenta para encontrar empresas — incluindo distribuidores, atacadistas e varejistas — que compartilham dos mesmos princípios e facilitar a decisão. Afinal, quanto mais informações sobre o mercado, maiores as chances de estabelecer parcerias de sucessos. Confira cinco dicas para identificar grandes parceiros empresariais na logística.

Busque o maior número de informações possível

Alianças sólidas e duradouras são estabelecidas com base em valores e princípios éticos em comum, além de condições comerciais vantajosas para ambas as partes, formas de gestão e objetivos de crescimento. Portanto, avalie quais valores essa possível parceria pode agregar a cada elo da cadeia de suprimentos.

É indicado realizar uma pesquisa completa, coletando referências e até mesmo realizando cotações online antes de sugerir pessoalmente uma parceria, se for o caso. Não tenha pressa e lembre-se de que nem sempre o menor preço é uma vantagem, boas escolhas são feitas com base em um conjunto de critérios.

Estabeleça o que pode oferecer aos parceiros

Parcerias devem ser vantajosas para todos os envolvidos, portanto, deixe claro quais os diferenciais que sua empresa pode e está disposta a oferecer, além de seus deveres para fazer com que esta aliança se fortaleça da melhor maneira possível.  

Comunique as regras da parceria com clareza

Dicas para ter grandes parceiros empresariais - Portal IC

Além dos benefícios, todas as regras definidas pelos parceiros devem ser claras e registradas de forma acessível em um contrato, independentemente da abrangência do projeto. O documento evitará questionamentos futuros causados por falhas na comunicação e apontará as responsabilidades de cada parte.

Em uma parceria saudável, as principais decisões devem ser tomadas em conjunto. Sendo assim, é importante que as metas coincidam, especialmente em relação aos buscados com a colaboração.

Monitore os resultados

Após a assinatura do contrato, é fundamental o acompanhamento periódico dos resultados obtidos para avaliar se a escolha foi assertiva. A partir desses dados, é possível identificar pontos de melhoria e descobrir se os benefícios conquistados valem a renovação do contrato. Caso contrário, a experiência negativa poderá ser utilizada para facilitar a busca por novos parceiros.

Seja honesto e faça sua parte

A reputação do seu negócio pode ser colocada em risco caso os termos estabelecidos em contrato não sejam cumpridos. Honestidade é um elemento-chave para o sucesso de qualquer parceria, portanto, seja sincero quanto a imprevistos, cumpra o prometido e certifique-se de oferecer bons resultados para as empresas parceiras.

Leia também: O que é e como conduzir uma negociação ganha-ganha?

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário