09. outubro 2019

Como funcionam os tacógrafos

Como funcionam os tacógrafos

O tacógrafo é uma ferramenta funcional e de fácil interpretação, muito utilizada por motoristas e transportadoras. O dispositivo calcula a distância total percorrida e a velocidade de deslocamento do veículo em viagens, e ainda disponibiliza informações como tempo gasto durante as paradas e as horas trabalhadas.

Isso é possível porque no tacógrafo existe um disco diagrama, responsável por registrar dados específicos, como:

  • Nome do condutor
  • Local, data de início e término do percurso
  • Identificação do veículo
  • Início e fim da indicação do hodômetro
  • Número da portaria de aprovação do modelo do equipamento

De acordo como o Art. 105 do Código Brasileiro de Trânsito, para alguns modelos de veículos, como transporte escolar, de passageiros com mais de 10 lugares e de carga com peso bruto total superior a 4.536 kg, o tacógrafo é obrigatório.

Essa ferramenta deve ser monitorada continuamente, para que os gerentes de logística consigam acompanhar o desempenho de cada motorista durante os trajetos. A maneira como os motoristas se portam durante as viagens pode influenciar as atividades da empresa e, quando esse recurso é utilizado de maneira eficiente, facilita os processos.  

Redução de acidentes e multas

Entre as vantagens do tacógrafo está, indiretamente, a prevenção de acidentes de trânsito. Os profissionais de logística que observam as velocidades registradas devem estimular os bons hábitos dos motoristas, na tentativa de diminuir as estatísticas de acidentes. Da mesma maneira, podem-se adotar políticas para reduzir as multas no trânsito.

Economia com combustível

O dispositivo também auxilia na redução dos custos com combustível, pois além de mostrar a distância percorrida, apresenta as variações frequentes nos percursos, que podem ocasionar maior gasto. Fazendo a análise desse comportamento, consegue-se propor melhorias.

Planejamento de rotas

Outro aspecto no qual o tacógrafo é relevante é pensar os melhores percursos com base nos dados coletados. Isso porque o planejamento de rotas feito pela empresa influencia o tempo de entrega da mercadoria, fator que afeta diretamente a satisfação dos clientes.

Por fim, é importante conferir se o tacógrafo possui vistoria do Inmetro, bem como realizar testes periódicos para garantir seu funcionamento. Em algumas situações nas viagens, a Polícia Rodoviária também pode solicitar a leitura para avaliar a postura do motorista.

Leia também: 3 aplicativos para a logística e suas vantagens

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário