21. setembro 2018

Descubra o que é packing e qual sua importância na operação logística

Descubra o que é packing e qual sua importância na operação logística

Pode parecer simples e trivial, mas o packing é um processo que exerce muita influência na experiência final de compra do consumidor e, por isso, exige atenção especial. Trata-se da acomodação, empacotamento e embalagem da mercadoria para seu envio.

Assim como o picking, que identifica e separa o produto dentro do estoque, o packing demanda organização e dedicação. A atividade tem como objetivo proteger o produto de danos causados durante o manuseio e o transporte, impedindo sua exposição à água ou poeira e garantindo que o atrito da movimentação não comprometa sua integridade.

Outra função do packing é unitizar os itens, ou seja, reuni-los em um só volume, a fim de facilitar sua movimentação, preservação e, algumas vezes, descaracterizar a embalagem no intuito de prevenir furtos. Em geral, o processo visa evitar frustrações, devoluções e prejuízos.

Veja o que é packing e qual sua importância na operação logística - Portal IC

Para que seja realizado de forma eficaz, é essencial ter em mente as especificações do produto, tal como forma, tamanho, material e resistência, além dos meios de transporte utilizados para a entrega. Objetos frágeis ou de pequeno porte, por exemplo, requerem maior cuidado, já que podem ser extraviados ou danificados com mais facilidade.

Desta forma, é possível optar pela embalagem que atenda melhor às necessidades de cada mercadoria, podendo ser caixas, pacotes, contentores ou pallets, acompanhados ou não de itens de proteção, como plástico-bolha, papéis ou isopor.

É importante reforçar que investir em packing significa prevenir despesas, portanto, o orçamento destinado a embalagens de alta qualidade trará resultados positivos. Dedique tempo na pesquisa pela melhor solução, não economize em materiais de proteção e atente-se a detalhes que possam gerar encantamento.

O que é packing e sua importância na operação logística - Portal IC

Em um mercado extremamente concorrido e exigente, é preciso se destacar positivamente sempre que possível. O packing pode ser utilizado como estratégia de marketing, visto que a embalagem é o primeiro contato do consumidor ou lojista com o produto e a oportunidade ideal para surpreendê-lo. Pacotes criativos, originais e personalizados melhoram a experiência de compra e, em conjunto com o prazo de entrega, atendimento diferenciado e qualidade da mercadoria, podem fidelizar o cliente.

Leia também: Como realizar um picking ágil

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário