29. novembro 2018

6 dicas para trabalhar bem em equipe

6 dicas para trabalhar bem em equipe

O sucesso de qualquer empresa depende do desempenho geral da equipe. Por isso, a habilidade de trabalhar em grupo está sendo cada vez mais valorizada e, algumas vezes, exigida pelos gestores. Um time coeso e organizado tem muito mais chances de apresentar resultados positivos.

Além disso, é importante ter em mente que o trabalho em equipe é benéfico para todos os envolvidos. O companheirismo entre os membros do time incentiva a enriquecedora troca de experiências, ideias e conhecimento, oferecendo oportunidade de crescimento constante.

Mas, como em qualquer relacionamento interpessoal, conflitos ocorrem.  Para lidar adequadamente com esse tipo de situação, é fundamental desenvolver a capacidade de interação com as pessoas e evitar hábitos inapropriados. Confira seis dicas para aprimorar sua habilidade de trabalhar em equipe.

Dialogue

Ideias contrárias podem ser excelentes para incentivar a equipe a sair da zona de conforto, mas para isso é necessário que todos saibam aceitar divergências, reconhecer seus erros, valorizar críticas construtivas e estabelecer diálogos com respeito e educação. As pessoas precisam se sentir confortáveis no ambiente de trabalho para expor seus pontos de vista e desenvolverem discussões saudáveis.

Seja paciente

Cada pessoa tem um ritmo de trabalho, problemas pessoais e opiniões, mas é imprescindível que todos respeitem e tenham paciência nas atividades do dia a dia. Saiba ouvir o que o outro tem a dizer antes de expor seu pensamento.

Separe o pessoal do profissional

Critique apenas ideias e nunca pessoas. Se a crítica não for construtiva, ou seja, não agregar nenhum valor para o projeto, abstenha-se. Durante os debates, evite levar certos comentários paro o lado pessoal, isso pode prejudicar a convivência e tornar o trabalho mais difícil.

Além disso, problemas pessoais não devem interferir na forma como você trata os colegas ou desenvolve seu trabalho. Deixar as preocupações particulares em casa não é tarefa fácil, mas procure manter o foco e desligar-se de certas questões para não comprometer o resultado da equipe.

Saiba dividir

Compartilhar conhecimento, ajudar um ao outro e dividir as tarefas, méritos e responsabilidades é o que torna a atividade em grupo produtiva. Deixe o individualismo de lado e tenha consciência de que você faz parte de um todo.

Seja responsável

Os seus atos geram consequências para toda a equipe, e você, assim como todos os outros elementos do grupo, é responsável pela qualidade do resultado apresentado.

Procure conhecer as pessoas

Uma equipe bem entrosada produz mais. Conhecer seu próprios pontos fracos e fortes e os de cada integrante ajuda na divisão de tarefas e no momento de pedir ajuda para quem domina melhor determinado assunto. Equipes que trabalham juntas com frequência são beneficiadas quando há um relacionamento próximo e de confiança.

Leia também: Aumente a produtividade de suas reuniões

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário