01. julho 2019

Como se manter motivado no trabalho?

Como se manter motivado no trabalho?

A cultura organizacional da empresa, o ambiente de trabalho e o estilo de liderança dos gestores são fatores que influenciam no engajamento dos colaboradores. Porém, além disso, a motivação é um conjunto de percepções e pensamentos que condicionam o profissional a um estado de realização.

Manter-se motivado é a principal forma de despertar seu potencial, fazendo com que você desenvolva suas habilidades para oferecer o melhor de si na carreira. Mesmo considerando que cada pessoa pode ser movida de formas distintas, já que possuem desafios, pontos de vista e maneiras de agir individuais, é possível seguir algumas dicas para encontrar estímulos profissionais. Confira as principais:

Tenha em mente um propósito

Encontrar um propósito para a execução de suas atividades diárias pode fazer com que você valorize mais seu esforço. Entenda os efeitos positivos gerados pelos resultados que você conquista diariamente, tanto no sucesso da empresa quanto na satisfação dos clientes e mesmo na rotina de seus colegas.

Além disso, certifique-se que seus valores pessoais vão ao encontro dos princípios da organização. É muito mais fácil sentir-se motivado quando você acredita no trabalho da empresa e se identifica com sua visão de mundo.

Valorize suas conquistas

Como manter a motivação no trabalho - Portal IC

O que você ganha quando tem um bom desempenho profissional? Reconhecimento, experiência aprofundada na área de atuação e até mesmo recompensa financeira são excelentes incentivos para que você trabalhe motivado.

Pense em todos os frutos positivos do seu trabalho e estipule metas a serem conquistadas no futuro. Comprar algo que esteja precisando, fazer a viagem dos sonhos, oferecer estudo de qualidade para seus filhos e se destacar no mercado de trabalho são exemplos de conquistas que podem ser alcançadas graças à dedicação profissional.

Reconheça seu potencial

Além das recompensas, valorize também as pequenas atividades concluídas no dia a dia. Muitas pessoas fazem listas de tarefas a serem cumpridas e, ao fim do expediente, focam apenas nos itens que não foram terminados. Em vez disso, reconheça o trabalho realizado e note todos os itens que foram riscados da lista. Assim, você percebe o quanto é capaz e utiliza sua produtividade para continuar se empenhando.

Autoconfiança e valorização são essenciais para se motivar profissionalmente, portanto avalie todas as habilidades que é capaz de aplicar em sua rotina – organização, foco, raciocínio, análise, coordenação, criatividade, etc.

Evite gastar energia com reclamações

Quando surgir um problema ou você se deparar com algo desagradável, concentre-se em encontrar uma solução para esta dificuldade em vez de reclamar.

Tenha diálogos sinceros com seus gestores e colegas para que qualquer descontentamento possa ser solucionado sem atritos ou situações desconfortáveis. Assim, o tempo que seria utilizado para lamentar pode ser aplicado para promover melhorias.

Cuide de sua saúde emocional

A desmotivação pode ser consequência de desequilíbrios emocionais, ansiedade, dificuldade de lidar com frustrações pessoais e diversas outras questões relacionadas à saúde mental. Se esse for seu caso, procure desenvolver sua inteligência emocional, aplique técnicas de mindfulness e, caso necessário, busque a ajuda de um profissional.

Leia também: Dificuldade para lidar com críticas no trabalho? Veja com utilizá-las para crescer

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