17. dezembro 2018

Mindfulness técnica para uma rotina mais produtiva

Mindfulness técnica para uma rotina mais produtiva

O bem-estar físico, mental e emocional dos colaboradores exerce muita influência na produtividade de um negócio. Percebendo esta necessidade, muitas empresas estão adotando técnicas de mindfulness no ambiente de trabalho.

O mindfulness, ou “atenção plena”, adota a meditação frequente como forma de treinar a concentração no momento presente, fazendo com que a pessoa seja capaz de focar completamente em uma ação, manter seus pensamentos longe de distrações e adquirir consciência de seus sentimentos e sensações.

Em situações em que há muita cobrança, mudar a forma com que reagimos ao estresse é fundamental, criando uma rotina mais saudável e produtiva. Uma mente sob controle pode inclusive amenizar problemas físicos.

O recomendado é praticar cerca de vinte minutos de meditação todos os dias. Porém, adquirir esse hábito pode ser uma tarefa complicada para quem está começando. Sugerimos quatro práticas simples para aplicar os conceitos do mindfulness em seu cotidiano profissional. Confira!

Preste atenção na respiração

Em momentos de intenso estresse, pode ser difícil parar para respirar. No entanto, ao fechar os olhos por alguns minutos, inspirar e expirar diversas vezes, você passa a reconhecer seus sentimentos no momento, como medo, raiva ou ansiedade, e ganha maior controle sobre eles. Assim, suas ações são tomadas de forma mais calma e consciente, evitando atitudes impulsivas.

Inclua intervalos frequentes na rotina

Mindfulness técnica para uma rotina mais produtiva - Portal IC

Entre uma atividade e outra, é importante livrar a mente de pensamentos passados para nos concentrar nos futuros. Breves pausas durante a agenda para respirar e clarear a cabeça tornarão possível o foco no momento atual. Você permite, assim, que seu corpo desacelere e desenvolve melhores condições físicas e mentais para enfrentar a próxima tarefa com mais concentração.

Não faça da caixa de e-mails sua prioridade

O receio de perder alguma mensagem importante ou a vontade de evitar o acúmulo de e-mails não lidos costuma interromper o fluxo de raciocínio e prejudica a produtividade. Pratique o foco e dedique-se totalmente à atividade que estiver fazendo, sem deixar que nada atrapalhe você.

Estipule uma periodicidade para a conferência de mensagens, por exemplo no fim da manhã e da tarde ou ainda após a conclusão de tarefas relevantes. É válido ainda desabilitar as notificações de chegada de mensagens, inclusive de aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais no celular. Uma ótima dica é deixar o telefone a uma distância que possibilite atender a uma ligação importante, mas fora do alcance das mãos, para que assuntos pessoais não sejam uma distração.

Aceite o que não pode mudar

Preocupar-se demais com questões que não podem ser mudadas servirá apenas para atrair negatividade e estresse desnecessários. Aceite aquilo que você não pode alterar e encontre a melhor forma de lidar com a situação com tranquilidade. Ter uma visão positiva nos permite ter uma vida mais leve.

Leia também: Dificuldade para lidar com críticas no trabalho? Veja com utilizá-las para crescer

Referência nacional, o Portal IC  atua na locação de galpões em condomínios industriais, logísticos e corporativos de alto padrão. Atualmente, conta com 5 empreendimentos disponíveis e mais 3 em expansão, todos localizados em regiões de fácil acesso aos principais portos e rodovias do Brasil e com infraestrutura de ponta. Acesse nosso site: http://www.portalic.com.br/ e conheça mais!

Deixar um comentário